Os Chakras são, essencialmente, centros de consciência e processadores de energia e informação.
O primeiro chakra está situado na zona do períneo, tem um pequeno chakra complementar em cada pé. Este “Tripé” é o centro de consciência de estabilidade. Controla o nosso nível de energia, a nossa ligação à terra, as nossas ambições.
Neste centro, a consciência ainda é indiferenciada, “Tudo é Um”.
Destinado a realizar as nossas primeiras experiências, “protegidos” pela energia do grupo familiar, irá condicionar a nossa vida futura, no domínio da estabilidade.
A estabilidade é indispensável ao bom funcionamento da nossa vida.
Consegue imaginar uma bela árvore sem fortes raízes? É evidente que não.
Pela simples razão que se a árvore não tiver raízes sólidas, não terá a pos-sibilidade de se alimentar convenientemente, nem a estabilidade necessária para a manter no local sempre que houver rajadas de vento mais intensas.
Consegue imaginar uma bela casa sem alicerces? Também não. Desmoro-nar-se-ia.
No entanto, a maioria das pessoas é como uma árvore sem raízes ou com raízes deficientes ou como uma casa sem alicerces.
Não está ligada à terra através do 1º Chakra.
Os efeitos dessa deficiente ligação são idênticos à de falta de raízes ou de alicerces.
− Também o ser humano abana, cai ou é levado pelo primeiro vento.
Aquele que obstinadamente, se recusar a viver em conformidade com as leis naturais que governam o funcionamento do corpo, encontrará proble-mas de toda a ordem.
Viver em harmonia com essas leis permite explorar o corpo e a mente como meios privilegiados para sair dos níveis de baixa energia e vibração em que a maior parte das pessoas se encontra e encaminhar-se para níveis mais elevados.
A terra é (deveria ser) o elemento de experiência privilegiado da criança, desde o nascimento até aos 7 anos. Ao contacto com a terra, a criança aprenderá a enraizar-se, a criar alicerces, a sentir-se seguro.
A Estabilidade origina segurança e proporciona protecção, bem-estar, saúde física e psíquica, auto estima, sentimento de lealdade, justiça “justeza”, honra em relação a si mesmo e aos outros, espírito de família e respeito por tudo o que vive.
A insegurança originará medo, o que poderá resultar em violência, doença, dependências…
O 1º Chakra é dominado pela reprodução, ilusão, raiva, cólera, ira, avareza, desilusão. Estes aspectos, embora pareçam negativos, são fundamentais à existência humana. O desejo de novas experiências e informações actuam como força motivadora e impulso básico para o desenvolvimento individual.
É a sede da energia “Kundalini” ou energia feminina. É a nossa base, a nos-sa mãe, matriz de todo crescimento, sabedoria, e divindade humana.
É a base do corpo físico, da identidade ou Ego, auto protecção, instinto de sobrevivência, energia e força para enfrentar os desafios da vida.
Fonte de saúde, prosperidade, segurança, sentimento de presença. Governa o vigor, a hereditariedade, a sobrevivência, a paixão, a segurança e a nossa relação com Grupos: família, amigos, vizinhos, conterrâneos, trabalho, etc.
É a consciência da materialidade e da relação com o dinheiro e a casa. Condiciona o estado dos pés, pernas, zona do baixo-ventre, ossos, circula-ção sanguínea.
O seu funcionamento deficiente está muitas vezes na origem da depressão ou da apatia.
É possível melhorar o funcionamento deste centro de consciência, fazendo exercício físico: Andar descalço, directamente na terra, areia ou relva é muito eficaz. Dançar com músicas bastante rítmicas, saltar à corda ou correr é óptimo. Beber muita água também ajuda.
Extracto de Curso de Terapeuta Reiki, 2º ano.
Módulo Chakras nível 1.
© Escola Portuguesa de Reiki